O projecto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é uma avaliação anual da actividade empreendedora, aspirações e dificuldades dos indivíduos num largo conjunto de países. O desenvolvimento da actividade empreendedora em Angola assume um papel fundamental, uma vez que os empreendedores fomentam a inovação e a competitividade, funcionando como catalisadores das alterações estruturais essenciais à economia e incentivando as empresas a melhorarem a sua produtividade.
Disponibilidade de recursos financeiros, capital próprio e fundos de amortização de dívida para empresas novas e em crescimento, incluindo bolsas e subsídios.
Grau em que as políticas governamentais relativas a impostos, regulamentações e sua aplicação são neutras no que diz respeito à dimensão das empresas.
Existência de programas, em todos os níveis de governação (nacional, provincial e municipal), que apoiam directamente negócios novos e em crescimento.
Grau em que a formação sobre a criação ou gestão de negócios novos e em crescimento é incluída no sistema de educação e formação.
Grau em que a I&D a nível nacional conduz a novas oportunidades comerciais, assim como o acesso (ou falta de acesso) à I&D .
Influência das instituições e serviços comerciais, contabilísticos e legais, que permitem a promoção dos negócios .
Grau em que se impede que os acordos e procedimentos comerciais sejam alvo de mudanças e substituições, impossibilitando empresas novas e em crescimento de estar em concorrência e de substituir fornecedores e consultores de forma recorrente.
Acesso a recursos físicos a preços que não sejam discriminatórios para negócios pequenos, novos ou em crescimento.
Grau em que as normas sociais e culturais vigentes encorajam (ou não desencorajam) iniciativas individuais que levam a novas formas de conduzir negócios e actividades económicas e que, por sua vez,contribuem para uma maior distribuição da riqueza e do rendimento.
O GEM é o maior estudo de empreendedorismo a nível mundial.