Estudo sobre o empreendedorismo em Angola - 2022/2023

Sumário

O estudo GEM Angola 2022/2023 realiza uma avaliação anual da atividade empreendedora, das aspirações e das dificuldades dos indivíduos no país.

Seguindo a metodologia definida pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM – www.gemconsortium.org), o presente estudo analisa as aspirações e dificuldades dos empreendedores, bem como as condições estruturais que facilitam ou inibem a actividade empreendedora. A edição de 2022/2023 é a 9.ª edição do GEM Angola.

O ano de 2022 em Angola foi marcado por diversos acontecimentos políticos, económicos, sociais e ambientais, com destaque para as eleições gerais para a Presidência e Assembleia Nacional de Angola, o crescimento do PIB em mais de 3%, ou a forte seca que se fez sentir no sul do país. Estes acontecimentos têm, naturalmente, influência no desenvolvimento da actividade empreendedora em Angola. Os dados do GEM Angola que servem de base a este estudo foram recolhidos em 2022, e os seus resultados reflectem o impacto destas dinâmicas políticas, económicas, sociais e ambientais no empreendedorismo em Angola.

Metodologia

A elaboração do relatório GEM Angola 2022/2023 implicou a recolha de dados das seguintes fontes:

  • Sondagem à População Adulta, junto de 2.148 indivíduos com idades compreendidas entre 18 e 64 anos, residentes em Angola (Cabinda, Benguela, Luanda, Huambo, Huíla, Uíge, Cuanza Sul, Malanje, Moxico e Cunene), utilizando um questionário padronizado para todos os países envolvidos na edição GEM 2022/2023 Global Report;
  • Auscultação a 50 especialistas nacionais, ligados ao empreendedorismo no país, utilizando as 11 CEE definidas pelo consórcio de investigação GEM;
  • Estudo GEM 2022/2023 Global Report, publicado pela organização GERA, em 2023;
  • Fontes externas devidamente indicadas ao longo do presente relatório.