Estudo sobre o empreendedorismo em Angola - 2012

Sumário

O desenvolvimento da actividade empreendedora em Angola assume um papel fundamental, uma vez que os empreendedores fomentam a inovação e a competitividade, funcionando como catalisadores das alterações estruturais essenciais à economia e incentivando as empresas a melhorarem a sua produtividade. Em 2008, foi realizado o primeiro estudo GEM em Angola, que teve um impacto directo, ao mais alto nível, na elaboração de políticas de apoio aos empreendedores. Nesse ano, foi criada a linha de base de análise da dinâmica empreendedora em Angola, com a qual todos os estudos subsequentes têm vindo e continuarão a ser comparados.

Em 2010, o segundo GEM Angola foi realizado num contexto macroeconómico muito particular e relativamente infrequente na história recente de Angola – o de uma economia em recessão em anos anteriores, motivada pela queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Nesse ano, verificaram-se aumentos substanciais nos níveis de actividade empreendedora em Angola, o que correspondeu ao teoricamente esperado: economias em queda levam menores disponibilidades de capital para investimento e, consequentemente, a menor criação de emprego dependente. Estas circunstâncias levam a uma fuga da população activa para a actividade empreendedora.

Em 2012, no rescaldo de 2 anos de crescimento económico positivo no País e com um aumento anual do PIB que deve atingir quase 7%, o GEM Angola depara-se com um novo e interessante cenário. O estudo GEM volta a assumir uma relevância especial, na medida em que produzirá informação que permitirá moldar as políticas de apoio ao empreendedorismo em Angola num enquadramento que pode ser especialmente favorecedor de toda a actividade económica do País.

Metodologia

A metodologia para a recolha de informação no âmbito do projecto GEM Angola 2012 integra as seguintes fontes de informação:

  • Sondagem à População Adulta, junto de 2.636 indivíduos (com idades entre 18 e 64 anos), residentes em Angola, utilizando um questionário padronizado para todos os países participantes no GEM 2012;
  • Sondagem a Especialistas ligados ao empreendedorismo em Angola, incluindo, entre outros, líderes do sistema financeiro, responsáveis governamentais, membros do sistema de ensino e empreendedores de renome. A sondagem envolveu a realização de 42 entrevistas a especialistas, utilizando um questionário padronizado para todos os países participantes no GEM 2012;
  • Indicadores relacionados com aspectos macroeconómicos do empreendedorismo, recolhidos de fontes internacionais, tais como o World Economic Outlook, do Fundo Monetário Internacional (FMI), e o World Factbook, da Central Intelligence Agency dos Estados Unidos;
  • GEM 2012 Global Report