Estudo sobre o empreendedorismo em Angola - 2008

Sumário

A economia angolana tem-se caracterizado por um elevado desenvolvimento – desde 2004, o aumento real do PIB é de mais de 15% ao ano. Este crescimento tem sido impulsionado sobretudo pelo sector petrolífero. No entanto, apesar dos assinaláveis progressos que tem protagonizado, Angola tem ainda grande parte das suas infra-estruturas destruídas ou subdesenvolvidas.

Actualmente em Angola estão a ser implementadas diversas reformas, tanto a nível regional como a nível nacional. Muitas destas reformas têm como objectivo proporcionar condições para que o sector privado se possa expandir no País. Neste contexto, o desenvolvimento do empreendedorismo, em particular, é reconhecido como um factor crítico para o crescimento contínuo de Angola, na medida em que os empreendedores fomentam a inovação e a competitividade, operando como catalisadores das mudanças estruturais na economia e impelindo as empresas a aumentar a sua produtividade. Por este motivo, assume-se como fundamental estimular a actividade empreendedora da população angolana, de modo a permitir o crescimento de negócios novos e inovadores, contribuindo para reduzir a dependência do País relativamente ao petróleo e mantendo as mais elevadas taxas de crescimento a nível mundial. Os benefícios associados ao empreendedorismo são claros: a criação de novos negócios e o investimento na economia, a criação de novos empregos, a promoção da competitividade e o desenvolvimento ferramentas de negócio inovadoras. Neste enquadramento, o empreendedorismo apresenta-se como um importante motor do emprego e do crescimento económico e uma componente-chave numa economia de mercado globalizada e competitiva.

O estudo GEM Angola pode ser visto como uma avaliação de referência do empreendedorismo no País. Este estudo destaca o nível, as características e os principais factores impulsionadores do Global Entrepreneurship Monitor - Projecto GEM Angola 2008 empreendedorismo em Angola, incluindo contributos directos ao nível da elaboração de políticas nesta área.

Metodologia

O GEM Angola 2008 incluiu a recolha de dados de 4 fontes:

  • Sondagem à População Adulta, junto de 1.500 indivíduos (com idades entre 18 e 64 anos), residentes em Angola, utilizando um questionário padronizado para todos os países participantes no GEM. A sondagem foi realizada pelo Centro de Pesquisas, Sondagens e Estudos de Opinião (CENSOP), sob a orientação do Dr. Bernardo Vieira1;
  • Sondagem a Especialistas ligados ao empreendedorismo em Angola , incluindo líderes do sistema financeiro, funcionários do governo e empreendedores de renome. Em Angola, foram realizadas 23 entrevistas;
  • Indicadores relacionados com aspectos macroeconómicos do empreendedorismo, recolhidos de fontes internacionais, tais como o relatório Doing Business 2009 do Banco Mundial, o Global Competitiveness Report do Fórum Económico Mundial e relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Relatório Executivo GEM 2008, utilizado para estabelecer comparações com outros países GEM 2008.